Encontros Nacionais

O Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC–Brasil) foi fundado em março de 2004, em Aracaju, capital do estado de Sergipe, como uma associação civil sem fins lucrativos, não fazendo qualquer tipo de distinção, como de credo político ou religioso. Visa reunir pesquisadores e profissionais atuantes na Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura.

A entidade constitui-se como uma seção nacional da organização internacional Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federação), criada em Sevilha, na Espanha, no ano de 2002, com a incumbência de congregar pesquisadores do mundo latino, o que inclui nacionalidades como brasileira, espanhola, argentina, moçambicana, mexicana, canadense, portuguesa, francesa, chilena e angolana.

Uma das metas da ULEPICC-Brasil é estimular o debate da Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura, de onde o intento de promover, dentre outros possíveis espaços acadêmicos, encontros bienais, desenvolvidos em parceria com instituições de ensino superior, realizadoras dos eventos.

Em 2016, a entidade, em parceria com a Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB, realizará o VI Encontro Nacional da Ulepicc-Br (https://ulepiccbrasilia.com/). Os cinco eventos anteriores, em caráter bianual, ocorreram em Niterói, na UFF (2006), Bauru, na UNESP (2008), São Cristóvão, na UFS (2010), no Rio de Janeiro, na UERJ (2012) e novamente no Rio de Janeiro, no IBICT/UFRJ (2014).

Os trabalhos apresentados constam dos Anais dos eventos:

[/toggle]

[toggle Title=”VIII Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2020″]

Confira no link abaixo os textos apresentados no VIII Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Ilhéus-BA/virtual,  2020.
https://doity.com.br/anais/8ulepiccbr/

[/toggle]

[toggle Title=”VII Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2018″]

Confira no link abaixo os textos apresentados no VIII Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Maceió,  2018. https://ulepicc.org.br/anais-vii-ulepicc-brasil/

[/toggle]

[toggle Title=”VI Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2016″]

GT1 – Políticas de comunicação

Coordenação nacional: Profª. Drª. Eula Cabral (FCRB – MinC)
Coordenação local: Prof. Dr. Murilo Ramos  (UnB)

Clique aqui

GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa

Coordenação nacional: Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino (PPG-FAC-UnB)
Coordenação local: Profa. Dra. Liziane Guazina  (UnB) e Jairo Faria (UnB)

Clique aqui

GT3 – Indústrias midiáticas

Coordenação nacional: Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ)
Coordenação Local: Profa. Dra. Ellis Regina Araújo da Silva  (UnB)

Clique aqui

GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura

Coordenação nacional: Profª. Dra. Verlane Aragão Santos (OBSCOM-UFS)
Coordenação local: Profa. Dra. Dácia Ibiapina  (UnB)

Clique aqui

GT5 – Teorias e temas emergentes

Coordenação nacional: Profª. Dra. Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ)
Coordenação local: Prof. Dr. Luiz Martino

Clique aqui

GT6 – Ética, política e epistemologia da informação

Coordenação nacional: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Coordenação local: Profa. Dra. Liliane Machado (UnB)

Clique aqui

GT8- Temas emergentes da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e Lei de Acesso a Informação 

Coordenação: Profa. Dra.Katia Maria Belizario (UnB)

Clique aqui

Jornada de Doutorandos

Coordenação: Prof. Dr. Bruno Lima Rocha

ULEPICC2016_JornadaDoutorandos_Anais

[/toggle]

[toggle Title=”V Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2014″]

Confira no link abaixo os textos apresentados no V Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Rio de Janeiro,  2014.
http://www.ulepiccbrasil5.org.br/

[/toggle]

[toggle Title=”IV Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2012″]

Confira no link abaixo os textos apresentados no IV Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Rio de Janeiro,  2012.
http://ulepiccbrasil4.com.br/anais/

[/toggle]

[toggle Title=”III Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2010″]
Confira no link abaixo os trabalhos apresentados no III Encontro nacional da Ulepicc-Br, São Cristóvão, 2010.
http://www.eptic.com.br/terceiroulepiccbrasil/#
[/toggle]

[toggle Title=”II Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2008″]
Confira no link abaixo os textos apresentados no II Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Bauru, 2008.
http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/ulepicc2008/anais.html
[/toggle]

[toggle Title=”I Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2006″]
Confira abaixo os trabalhos apresentados no I Encontro Nacional da ULEPICC-Br, Niterói, 2006.

I – COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Adilson Cabral e Bruno Lima Rocha – O EMPODERAMENTO POPULAR POR MEIO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA 

Ana Cláudia Gusso – O JORNALISMO NO INTERIOR DE SANTA CATARINA 

Beatriz Brandão Polivanov – RÁDIOS COMUNITÁRIAS: PROBLEMAS, PROPOSTAS E INTER-AÇÕES 

Carla Sena Leite – VOZES DO CARANDIRU : ESTUDO COMPARATIVO DE QUATRO NARRATIVAS DO MASSACRE 

Eduardo Y. Yamamoto – AS PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA

Elei Chavier Martins e Sandro Benedito Sguarezi – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO: O CASO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA COMUNIDADE DA GLEBA TRIÂNGULO EM TANGARÁ DA SERRA – MT 

Estela Kurth – O SURGIMENTO DA RADIODIFUSÃO E A TRANSIÇÃO PARA A TELEVISÃO DIGITAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Leonel Azevedo de Aguiar – ENRAIZADOS: HIP-HOP LOCAL NA BAIXADA FLUMINENSE

Rozinaldo Antonio Miani – COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: UMA ALTERNATIVA POLÍTICA AO MONOPÓLIO MIDIÁTICO

II – ESTUDOS CULTURAIS

Carmen Lúcia Castro Lima – DEFINIÇÕES ANALÍTICAS PARA OS SEGMENTOS PRODUTORES DE BENS SIMBÓLICOS: UMA BREVE ANÁLISE

Carmen Lucia Castro Lima, César de Oliveira Franca e João Paulo Rodrigues Matta – NOTAS SOBRE ECONOMIA DA CULTURA 

Daniele Canedo – POLÍTICAS CULTURAIS E A GESTÃO MUNICIPAL: UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-CULTURAL

Gisela G. S. Castro –  MÚSICA, INTERNET, CONSUMO E PIRATARIA: ALGUNS PONTOS PARA DISCUSSÃO

Heloísa Maria dos Santos Toledo –  PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE MÚSICA NOS ANOS 90 – TECNOLOGIA e TERCEIRIZAÇÃO: BASES PARA O SISTEMA ABERTO DE PRODUÇÃO

Lima, C.R.M, Santini, R.M – CREATIVE COMMONS E PRODUÇÃO CULTURAL COLABORATIVA NO BRASIL 

Luz García Neira – DA CHEGADA À PARTIDA, UM CONVITE OFICIAL AO PÓS-COLONIALISMO 

Nei Vargas da Rosa –  CENTROS CULTURAIS E AS LEIS DE INCENTIVO:QUANDO SE CRUZAM POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO SISTEMA DAS ARTES

Paula Félix dos Reis – POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO DO GOVERNO LULA (2003-2006)

Rodrigo Boldrin Bacchin – O BIG BROTHER, O BRASIL E A TV NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

III – POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO

Alexandre Barbalho – “CEARÁ TERRA DA LUZ”: IDÉIAS E POLÍTICAS PARA UM PÓLO REGIONAL DE CINEMA

Antônio Francisco Magnoni e Marcos Américo – PROSPECÇÃO INICIAL DA CADEIA DE VALOR DO RÁDIO DIGITAL BRASILEIRO

Daniela Hoffmann Lobato –  O CONCEITO DE REDE NO ÂMBITO DAS TEVÊS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Eula Dantas Taveira Cabral – PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO GRUPO ABRIL 

Floriano Filho – COMÉRCIO GLOBAL DE CONTEÚDOS DIGITAIS 

Israel Fernando de Carvalho Bayma – FINANCIAMENTO ELEITORAL PELO SETOR DE COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 1998, 2000, 2002 E 2004: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO FENÔMENO DO CLIENTELISMO POLÍTICO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL.

Juliano Maurício de Carvalho – POLÍTICAS E GESTÃO DA INFORMAÇÃO: UMA RELEITURA SOBRE CIDADANIA E INCLUSÃO DIGITAL

Marco Schneider – INDÚSTRIA CULTURAL E FETICHE DO VALOR

Maria de Lourdes dos Santos – AS TEVÊS LEGISLATIVAS NO BRASIL E A CRIAÇÃO DAS TVI’S: CONTEXTO E PERPECTIVAS 

Nelson De Luca Pretto e  Simone de Lucena Ferreira – POSSIBILIDADES INTERATIVAS DO SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

Octavio Penna Pieranti e  Paulo Emílio Matos Martins – A RADIODIFUSÃO COMO UM NEGÓCIO: UM OLHAR SOBRE A GESTAÇÃO DO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES

Reinaldo dos Santos – DA TRIBUNA AO ESTÚDIO: VÍCIOS NAS POLÍTICAS DE CONCESSÃO DE RADIODIFUSÃO

Suzy dos Santos – GET BACK TO WHERE YOU ONCE BELONGED: ALVORADA, OCASO E RENASCIMENTO DA ECONOMIA POLÍTICA NAS ANÁLISES DA COMUNICAÇÃO

Valério Cruz Brittos e  Paola Madeira Nazário  – CONSELHO FEDERAL DE JORNALISMO: TRAJETÓRIA E ARQUIVAMENTO

IV – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

André Vouga – A VIRTUALIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PROPRIEDADE INTELECTUAL: IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS

Christian Carvalho Ganzert –  A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL E DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA SÓCIOECONÔMICO GLOBAL.

Cristiane Arakaki- BITS NO AR: DIGITALIZAÇÃO, CONVERGÊNCIA E O RÁDIO CRITÉRIO DE NOTICIABILIDADE NOS PORTAIS LOCAIS

Daniela Fávaro Garrossini – UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PLATAFORMA PARA O EXERCÍCIO DA PRÁTICA DEMOCRÁTICA

Ericson Saint Clair – COMUNICAÇÃO E DIFERENÇA: OPINIÃO PÚBLICA MOLECULAR, CONTÁGIO SOCIAL E TECNOLOGIAS DE VIRTUALIZAÇÃO

Helenice Carvalho e Valério Cruz Brittos –  OS SÍTIOS DAS EMISSORAS DE TV ABERTA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL VIRTUAL.

João Baptista Winck – A PROMESSA DO AUDIOVISUAL INTERATIVO 

Jorge Rocha e Pedro Henrique Nogueira Penido –  (RE)CONFIGURAÇÃO DO PAPEL DO WEBJORNALISTA: A ATUAÇÃO INFORMACIONAL DO PARTICIPATORY JOURNALISM 

Jorge Rocha e Valéria Machado – WEBJORNALISMO E WEB 2.0: NOVAS POSSIBILIDADES

Luiz Adolfo de Andrade – O JOGO INFORMACIONAL OU O QUE OS MMORPGS PODEM NOS ENSINAR SOBRE O CAPITALISMO PÓS-INDUSTRIAL

Raquel Sacheto – A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA INTERNET SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Renato Dias Baptista – COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: INTERFACES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS

Rosemary Segurado- AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL E NA ESPANHA

Ruy Sardinha Lopes –  BIOPODER OU INFOPOLÍTICA? AS SUBJETIVIDADES NA ERA  DA ECONOMIA DO CONHECIMENTO

Taís Marina Tellaroli – A INTERAÇÃO GLOBAL-LOCAL E A PROXIMIDADE COMO 

Verlane Aragão Santos –  A “FIRMA-REDE” E O TRABALHO: ATUALIDADES DO TRABALHO NAS TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS

 

[/toggle]